Quadro de Pessoal

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Fão conta neste momento com um total de 141 elementos, integrados nos seguintes quadros de pessoal:

 

QUADRO DE COMANDO
O quadro de comando é constituído pelos elementos do corpo de bombeiros a quem é conferida a autoridade para organizar, comandar e coordenar as actividades exercidas pelo respetivo corpo, incluindo, a nível operacional, a definição estratégica dos objetivos e das missões a desempenhar.

N.º ElementosMasculinoFemininoTotal
Quadro de Comando2
Comandante101
Adjunto de Comando101

 

QUADRO ATIVO
O quadro ativo é constituído pelos elementos aptos para a execução das missões do Corpo de Bombeiros, normalmente integrados em equipas, em cumprimento das ordens que lhes são determinadas pela hierarquia, bem como das normas e procedimentos estabelecidos. Compreende duas carreiras verticais: Carreira de Oficial Bombeiro e Carreira de Bombeiro.

N.º ElementosMasculinoFemininoTotal
Quadro Ativo68
Subchefe404
Bombeiro de 1ª606
Bombeiro de 2ª15823
Bombeiro de 3ª221133
Especialistas112

 

SEM QUADRO
O elementos sem quadro, são aqueles elementos que ingressaram no Corpo de Bombeiros, de forma a iniciarem o seu percurso como Bombeiros ou por não possuírem ainda idade legal para realizarem o Curso de Formação Inicial de Bombeiro.

N.º ElementosMasculinoFemininoTotal
Sem quadro26
Estagiários3811
Cadetes202
Infantes123
Fanfarra8210

 

QUADRO DE HONRA
O quadro de honra é constituído pelos elementos que, com zelo, dedicação, disponibilidade e abnegação, tenham prestado durante mais de 15 anos serviço efectivo no quadro ativo sem qualquer punição disciplinar, tenham prestado serviço efetivo durante mais de 15 anos no quadro de comando num corpo de bombeiros adquiriram incapacidade por doença ou acidente ocorrido em serviço, ou ainda os que tenham prestado serviços à causa dos bombeiros, classificados, justificadamente, como de caráter excecional.

N.º ElementosMasculinoFemininoTotal
Quadro de Honra16016

 

QUADRO DE RESERVA
O quadro de reserva é constituído pelos elementos que atinjam o limite de idade para permanecer na respetiva carreira ou que, não podendo permanecer nos restantes quadros por motivos profissionais ou pessoais, ou ainda motivos de saúde que revelem incapacidade ou dificuldade no exercício das suas funções, o requeiram, e obtenham aprovação do comandante do corpo de bombeiros, bem assim como pelos bombeiros que não cumpram o serviço operacional.

N.º ElementosMasculinoFemininoTotal
Quadro de Reserva21829