Acontecimentos Festivos

Alguns acontecimentos sociais vividos na comunidade Fangueira, tiveram o apoio e incentivo da Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão.

Assim, em 1934 foi cedido pela primeira vez o salão nobre da Associação, a pedido de um “ Grupo de Amigos de Fão”, para nos meses de Verão realizarem festas, como convívios, chás dançantes, bailes, proporcionando à Benemérita Associação algumas contrapartidas materiais.

Nos dias 27 e 28 de Dezembro de 1975, comemoraram-se os 50 anos da Associação, acontecimento festivo que contou com a colaboração de um grupo de senhoras, ex-directores e elementos do corpo activo que constituíram a comissão encarregada de elaborar o programa da festa das bodas de ouro. Foram convidados os comandantes de todas as corporações do distrito de Braga, bem como os de Arrifana, Santo Tirso e Vizela.

Outras realizações marcaram indelevelmente a vida comunitária da freguesia e a sua memória colectiva como, arraiais minhotos, bailes de carnaval, ceias de Natal, com grande participação da população, dinamizadas por elementos da Associação e familiares, com o objectivo de angariação de fundos e principalmente como forma de convívio entre os elementos que constituíam a Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários e a população Fangueira.

De destacar ainda actividades desenvolvidas pela Associação no âmbito cultural e recreativo, como a famosa “ queima do Judas”, a constituição de uma equipa de futebol de salão, o apoio à criação de uma escola de Ballet e de Karaté, bem como a participação conjunta com outras instituições Fangueiras na “ Festa do Marisco” e a realização de Tombolas e do Loto, para angariação de fundos.

Em Maio de 1996 é criada a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fão, que tem representado de forma honrosa a Associação, em diversos acontecimentos sociais.